Alimentos Antienvelhecimento – Vitaminas Boas Para a Pele

Alimentos Antienvelhecimento - Vitaminas Boas Para a Pele
Alimentos Antienvelhecimento - Vitaminas Boas Para a Pele

Que as vitaminas são boas para a saúde todo mundo sabe, mas qual vitamina usar para cada tipo de problema na pele, é algo que pode ser útil na hora de escolher os alimentos antienvelhecimento com vitaminas boas para a pele. Você vai perceber que estamos mais uma vez falando de frutas, verduras e legumes, pois eles realmente compõem a melhor dieta antienvelhecimento que você pode escolher. Mas o que fazer quando você está com acne, rugas, cravos, lesões, irritações ou até mesmo envelhecimento precoce da pele?

Alimentos Antienvelhecimento – Vitaminas Boas Para a Pele

Acne- Espinhas

As espinhas, ou acne, formam-se porque há um entupimento no poro que drena para a superfície da pele as gorduras produzidas pela glândula sebácea. Esse tampão pode inflamar o poro, deixando as lesões avermelhadas, pustulosas e com aparência desagradável. A vitamina A, também chamada de retinol ajuda na saúde da pele, pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de lesões na pele. Esse nutriente também balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, dificultando que os poros fiquem entupidos e inflamados.

A vitamina A pode ser encontrada com facilidade em alimentos consumidos no dia a dia, mas suas principais fontes são abacate, brócolis, cenoura, espinafre e outros legumes verdes.

Rugas

A vitamina B2, ou riboflavina, auxilia na saúde da pele, pois ajuda a aumentar a produção de energia. Sua ausência pode provocar lesões na pele e nos lábios, dermatite, entre outras inflamações. Ela também impede o cabelo e as unhas de ficarem secos e quebradiços. Além disso, essa vitamina promove uma renovação celular mais acelerada, deixando a pele firme e saudável, o que combate rugas e marcas de expressão no rosto.

O leite é a maior fonte de vitamina B2 que encontramos na natureza e deve fazer parte da dieta de quem busca retardar o envelhecimento da pele. Laticínios, como queijo e iogurte, também são boas fontes de B2. Mas as pessoas com alergia a lactose devem tomar cuidado com o consumo desses alimentos e devem procurar outras fontes da vitamina B2, como fígado e folhas verdes.

Cravos

Os cravos são formados pelo acúmulo de substâncias sebáceas nos poros da pele. Esse processo é mais comum quando o indivíduo tem má circulação, o que dificulta o transporte de nutrientes que possam dilatar os poros. A vitamina B3 é importante porque facilita a circulação sanguínea em todo o corpo, inclusive na pele, o que contribui para o metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos.

Envelhecimento

Famosa por ser usada na prevenção de gripe e resfriado, a vitamina C também traz benefícios às células da pele. Um estudo examinou as relações entre a ingestão de nutrientes e o envelhecimento da pele em mais de quatro mil mulheres, com idade entre 40 e 74 anos. Foi constatado que a ingestão de vitamina C mais elevada estava associada a uma menor probabilidade de ter uma aparência enrugada e a pele ressecada. Isso acontece porque a vitamina C é um antioxidante natural que auxilia na formação do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele. A vitamina E também tem a função de antioxidante e protege as células da ação dos radicais livres, o que retarda o envelhecimento da pele.

A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e morango, além de vegetais, como repolho, cebola e pimentão. Já verduras como alface, agrião, espinafre e couve, óleos vegetais, ovos, semente de girassol, soja, banana, carnes e oleaginosas são fontes de vitamina E.

Irritações e lesões na pele

Na hora se barbear ou depilar com gilete, é comum que a pele fique irritada, e em alguns casos, até lesionada. A vitamina B6 tem ação cicatrizante e age no sistema imunológico do corpo, protegendo a pele com inflamações, e também acelerando o processo de cicatrização das feridas. Essa vitamina pode ser encontrada em batata, banana, semente de girassol e abacate.

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Com esta listinha de alimentos antienvelhecimento cheios de vitaminas boas para a pele, a sua geladeira se torna de fato uma verdadeira farmácia natural, pois em cada caso você saberá o que fazer. Assista também o vídeo a seguir, em que são apresentados os elementos componentes das frutas, verduras e legumes. Ele está bem completo, se achar necessário pegue um bloquinho e anote, pois vale a pena saber bem os ingredientes destes alimentos antienvelhecimento maravilhosos que são cheios de antioxidantes.

Publicado por

Marisa Nagayama

Sou de origem japonesa, mas brasileiríssima em todos os outros sentidos. Vaidosa, gosto de maquiagem, de me sentir em forma e com certeza quero ficar Bonita Para Sempre. Aqui me sinto gratificada em poder compartilhar com minhas amigas tudo aquilo que estou aprendendo para manter minha pele radiante e meu corpo saudável, ficando mais jovem enquanto os anos passam.

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