Alimentos Antienvelhecimento | Açaí etc.

Alimentos Antienvelhecimento | Açaí etc.

Alimentos Antienvelhecimento | Açaí etc.

Eu achei esta lista de Alimentos Antienvelhecimento pura e simplesmente deliciosa! Use sua imaginação e faça batidas e sucos com combinações desses 13 alimentos e você vai se deliciar ao mesmo tempo em que reforça o poder antioxidante da sua dieta anti-idade. Hoje mesmo tomei uma batida deliciosa de açaí com banana, mas você pode combiná-lo com o mamão, por exemplo, que vai ficar ótimo também! E porque não combinar morango com amora e umas folhinhas de espinafre? Uhumm, já estou com água na boca só de escrever…

Alimentos Antienvelhecimento | Açaí etc.

Açaí

A polpa do açaí é um ótimo energético natural para a prática de esportes, sem contar que é rica em fibras, que garante o bom funcionamento do intestino. “O açaí também tem vitaminas como B1, B2 e C, que evitam que a imunidade caia, o que é essencial para quem começa a envelhecer”, afirma Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética. Como o açaí possui muitas calorias, o consumo ideal da fruta é limitado, de 100 a 150 gramas uma vez por semana.

Morango

O morango tem poderosos antioxidantes, como a antocianina, um flavonoide com ação imunoestimulante, excelente para o sistema circulatório. “Ele inibe coágulos nos vasos sanguíneos e evita problemas cardíacos”, explica a nutricionista Thabata Martins. Outro antioxidante presente na fruta é o ácido elágico, responsável por prevenir alterações celulares causadas pelos radicais livres, que podem levar ao câncer e a outras doenças degenerativas. O morango também é fonte de licopeno, substância que confere a cor vermelha às frutas e tem importante papel na prevenção de câncer, especialmente o de próstata. “A pessoa pode consumir oito unidades por dia quando for a época da fruta para poder contar com os benefícios de seus nutrientes”, recomenda.

Amora

A amora é uma importante fonte de silício, mineral responsável por estimular as proteínas de sustentação, como o colágeno e a elastina. “São essas proteínas que dão firmeza e tonicidade à pele, por isso a fruta favorece o rejuvenescimento”, relata Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética. Por conter bastante potássio, ela também tem sido usada como tônico muscular nas práticas esportivas. “Pra completar, ela ainda tem boas doses de pectina, fibra solúvel que mantem a sensação de saciedade por mais tempo e regula a absorção intestinal do açúcar, equilibrando as taxas de glicose”, explica a nutricionista. O certo é consumir três colheres de sopa cheias ao dia.

Kiwi

A fruta contém duas vezes mais vitamina C, que ativa o metabolismo e reforça o sistema imunológico e cardiovascular, do que a laranja. “Por dar energia, o ideal é consumir duas unidades por dia entre manhã e tarde”, aponta Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética. A fruta também é considerada um ansiolítico natural, útil no combate da depressão e da ansiedade, que contribuem para o envelhecimento. “Sem contar que por quase não conter sódio e ter muito potássio, o kiwi ajuda a regular a pressão arterial e evitar a fadiga”, completa.

Aveia

A aveia é um alimento rico em proteína, vitaminas e fibras, dentre elas a beta glucana, uma fibra solúvel presente nos farelos que contribui para o processo digestivo. “Por serem hidrossolúveis, elas tem a tendência de formar soluções viscosas, como géis, ao entrar em contato com a água, o que faz com que a sensação de saciedade se prolongue por mais tempo”, afirma a nutricionista Thabata Martins. A recomendação é consumir três gramas de fibras solúveis ao dia para reduzir os riscos de doenças coronárias, pois elas ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Espinafre

De acordo com estudo publicado no Journal of Nutrition, o espinafre tem carotenóides que ajudam a combater o câncer de próstata. “Uma xícara de folha de espinafre é uma boa fonte de vitamina C e A, que, além de ter ação antioxidante e proteger as células do envelhecimento, ajudam a prevenir complicações como ataques cardíacos”, explica Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética. Os nutrientes do espinafre também são indicados para tratar males como osteoporose e artrite reumatoide. “O magnésio e a riboflavina, por sua vez, são nutrientes presentes no espinafre indicados para reduzir as crises de enxaqueca”, conta a nutricionista.

Alho

O alho contém componentes anti-inflamatórios e antioxidantes, que impedem que as células sejam alteradas pelos radicais livres. “A melhor opção para conseguir obter esses nutrientes é comer meio dente de alho cru todos os dias. Quem preferir aquecê-lo deve aumentar a quantidade para quatro dentes e meio para obter a mesma quantidade de nutrientes”, explica Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética.

Framboesa

A fruta é rica em fibras solúveis que ajudam a eliminar gorduras e melhorar os níveis de colesterol no sangue. “A framboesa reduz as chances de ter doenças cardíacas, além de fazer uma verdadeira faxina no organismo, pois retira os metais e toxinas indesejáveis”, conta Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética. O manganês, mineral presente na fruta, é responsável por desenvolver os ossos, melhorar a saúde dos nervos e normalizar os níveis de açúcar na corrente sanguínea. A nutricionista indica que o consumo ideal é de três colheres de sopa cheias diariamente.

Tomate

A fruta contém licopeno, substância antioxidante capaz de minimizar os riscos de ataque cardíaco. “Ele impede que o LDL (colesterol ruim) oxide e forme placas de gordura no sangue”, explica a nutricionista Thabata Martins. Entre os efeitos benéficos da fruta, estão a redução de 34% do risco de câncer de próstata e a prevenção à osteoporose em mulheres no período pós-menopausa quando a fruta é ingerida duas vezes por semana.

Brócolis

O legume tem quantidades significativas de cálcio, fero e outros minerais, além de ter poucas calorias. “Nos últimos 20 anos, diversos estudos apontam que comer brócolis diminui a incidência de câncer de cólon, mama, colo de útero, pulmões, próstata, esôfago e laringe, pois substâncias presentes no legume bloqueiam a evolução dos tumores”, conta Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética. O alto teor de antioxidantes faz com o alimento ajude a proteger as células, além de ser um laxativo natural.

Mamão

O mamão contém a papaína, que é uma enzima com efeito regenerador responsável por quebrar outras enzimas para ajudar na digestão. “Meio mamão por dia no café da manhã ajuda o bom funcionamento do intestino e também uma melhor absorção de vitaminas e nutrientes para o corpo”, conta Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética.

Jabuticaba

A fruta protege e estimula a reparação dos tecidos ricos em colágeno, a principal proteína responsável por manter a pele firme. “Consumir uma vez por semana de oito a 10 unidades de jabuticaba auxilia no combate às rugas quer surgem conforme a idade se avança”, destaca Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética. Mas ela alerta que a fruta deve ser lavada apenas antes do consumo. A pectina presente no alimento também ajuda na perda de peso, pois ajuda a reduzir a velocidade com que o corpo absorve os alimentos e deixa a sensação de saciedade por mais tempo.

Cenoura

A cenoura é um antioxidante que ajuda a manter a pele saudável e previne alguns tipos de câncer, como o de pulmão. “Comer cenoura diminui o LDL (colesterol ruim) do sangue e protege as artérias”, conta Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética. Ela também recomenda o vegetal para quem tem anemia. “Ela tem quantidades expressivas de vitamina A, C, B2 e B3 e minerais, como cálcio, potássio e fósforo”, explica ela. A nutricionista recomenda que a cenoura seja consumida crua, pois dessa forma ela não perde nenhuma de suas propriedades nutricionais.

[espacoecologiconoar]

Bom, prá mim a cenoura vai bem em qualquer combinação destes Alimentos Antienvelhecimento, mas você pode misturá-la com laranja também. O bacana é você fazer as suas próprias experiências, pois essa é uma brincadeira super saudável e que só pode fazer bem para a saúde e beleza de toda sua família. Afinal de contas, quem faz um copo, faz um litro ou mais e depois pode dividir com toda a family, não é mesmo?

Você tem uma receitinha para compartilhar? Então comente ou me envie para marisa@bonitaparasempre.com.br, que eu publico e cito o seu blog como fonte.

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